força
5D Observe os dados da tabela abaixo. Depois, indique e explique, no quadro, qual a
molecular atuante. Por fim, responda as perguntas abaixo no seu caderno:
Tipo de
substância
Força intermolecular que está
atuando (dipolo-dipolo; forças de
London; ligação de hidrogênio)
Ponto Massa
Substância/
de molar
fórmula molecular
Ebulição (g/mol)
Etano/ CH
-89°C 30,07
Propano/CH, 42°C 44,10
Hexano/ CH 68°C 86,18
Etanol/ CHOH 64,7°C 46,07
Propanol/C,H,OH 97°C 60,09
Hexanol/CH,OH 157°C 102,16
orgânica/alcano
orgânica/alcano
orgânica/alcano
orgânical alcool
orgánical
álcool
orgànica/álcool
Respostas
Resposta: Força intermolecular que está atuando:
Etano: Forças de London
Propano: Forças de London
Hexano: Forças de London
Etanol: Ligação de Hidrogênio
Propanol: Ligação de Hidrogênio
Hexanol: Ligação de Hidrogênio
Explicação:
As forças intermoleculares que estão atuando entre as moléculas são:
Etano ⇒ Força de London
Propano ⇒ Força de London
Hexano ⇒ Força de London
Etanol ⇒ Ligação de hidrogênio
Propanol ⇒ Ligação de hidrogênio
Hexanol ⇒ Ligação de hidrogênio
a) O comportamento das substâncias orgânicas quanto ao ponto de ebulição em relação à massa molar é que quanto maior a linearidade da molécula e consequentemente, massa molar, maior será o ponto de ebulição.
b) A justificativa da relação entre as forças intermoleculares e pontos de ebulição é que quanto maior a força de interação entre as espécies envolvidas, maior será o ponto de ebulição.
Nas fases condensadas (fases sólidas e líquidas), as moléculas são mantidas unidas através de interações intermoleculares. A intensidade e natureza dessas forças intermoleculares influenciam várias propriedades das substâncias, inclusive, a temperatura de ebulição.
A ligação de hidrogênio, é um tipo de interação que ocorre entre moléculas que possuem hidrogênio ligado a elemento bastante eletronegativo como flúor, nitrogênio e oxigênio.
A força relativa dessas interações entre as espécies envolvidas são fortes. Exemplo de compostos que formam ligações de hidrogênio com a própria molécula: água, amônia, álcoois, ácido fluorídrico.
A interação dipolo instantâneo-dipolo induzido, também conhecida como forças de dispersão de London, ocorrem em qualquer tipo de molécula, incluindo as apolares. A força relativa desse tipo de interação é muito fraca. Alguns exemplos: pentano, etano, propano, hexano.
a) Quanto maior a linearidade do composto e consequentemente massa molar, a magnitude da força de interação é proporcional à área de contato entre essas moléculas. Por esse motivo, o hexano apresenta maior temperatura de ebulição que o propano e etano. E o propano, apresenta maior que o etano.
b) Os compostos que fazem ligações de hidrogênio, por terem uma intensidade maior em suas interações, possuem maior temperatura de ebulição quando comparados aos compostos com interação dipolo instantâneo-dipolo induzido. Por esse motivo, o etanol, propanol e hexanol possuem ponto de ebulição superior ao etano, propano e hexano respectivamente.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/23282056