• Matéria: História
  • Autor: suellentellesserrano
  • Perguntado 6 anos atrás

preciso saber o Conceito de racionalismo, método cartesiano, dualismo de Descartes

Respostas

respondido por: GalaxyProP3
1

Resposta e Explicação:

Conceito de Racionalismo: é a corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio como uma operação mental, discursiva e lógica que usa uma ou mais proposições para extrair conclusões, ou seja, se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável.

Método Cartesiano: criado por René Descartes, consiste no Ceticismo Metodológico - duvida-se de cada ideia que pode ser duvidada. ... Descartes institui a dúvida: só se pode dizer que existe aquilo que possa ser provado.

Dualismo de René Descartes: para ele o espírito e o corpo seriam nitidamente distintos. Espírito e matéria constituiriam dois mundos irredutíveis, assim não seriam nunca uma substância só, mas sempre duas substâncias distintas.

Espero ter ajudado...

respondido por: soeni2428
1

Resposta:

O racionalismo foi uma das correntes filosóficas muito importante da Modernidade. Como concepção de conhecimento filosófico, o racionalismo começa a tomar corpo durante o Renascentismo, mas as suas primeiras origens podem remontar à filosofia grega, com as teses idealistas platônicas e a concepção do princípio da causalidade.

O filósofo moderno René Descartes (1596-1650) estabelece o método cartesiano, que consiste em quatro regras: evidência, análise, ordem e enumeração. Estes preceitos são baseados no conhecimento matemático, isto é, um conhecimento dominado pela razão e não pelos sentidos. Deste modo, o filósofo afirma ser possível alcançar uma verdade que não seja passível de dúvidas.  

René descartes nos trouxe a ideia do dualismo,Segundo Descartes, seres humanos são compostos de dois tipos diferentes de substâncias que estão de alguma forma ligadas entre si. Por um lado, temos corpos e fazemos parte do mundo físico. Segundo o filósofo, o corpo é uma máquina feita de carne e osso. Suas articulações e tendões agem como pivôs, polias e cordas. Seu coração é uma bomba e seus pulmões são foles. Porque o corpo é uma coisa física, está sujeito às leis da física e está localizado no espaço e no tempo. Assim como os humanos, os animais também são máquinas, e seu comportamento é puramente um produto das leis mecânicas.

Perguntas similares