Um colega afirma que, desde que a gravidade da Terra é muito mais forte do que a da Lua, as rochas localizadas na Lua poderiam cair sobre a Terra. Outro colega afirma que a gravidade da Lua impediria as rochas lunares de caírem sobre a Terra, mas se a gravidade da Lua de alguma maneira desaparecesse, então as rochas cairiam sobre a Terra. O que está errado nessa afirmação?
Respostas
Resposta:
O que está errado é a questão da Lua não ter gravidade.
Explicação:
Isaac Newton, no século XVI, imaginou a possibilidade de colocar objetos quaisquer em órbita ao redor da Terra, ideia que explica como a Lua é mantida em sua trajetória sem cair sobre nosso planeta.
Newton observou que, ao lançar uma pedra com determinada velocidade horizontal, a trajetória do objeto faz uma parábola até chegar ao solo. Isso acontece porque a força gravitacional da Terra sobre a pedra puxa-a em direção ao chão. Cada vez que a velocidade de lançamento é aumentada, o objeto atinge distâncias maiores, então, o físico inglês imaginou que deveria haver uma velocidade suficientemente grande capaz de fazer com que o objeto arremessado desse um giro ao redor da Terra e voltasse à sua posição inicial.
Espero ter ajudado...