discorra sobre o conceito patrimônio cultural "elencando" os principais tipos e o processo de tombamento.
Respostas
O artigo discute os processos de tombamento de 151 bens culturais pelo Instituto do Patrimônio Histórico
e Artístico (IPHAE) do Estado do Rio Grande do Sul. Pretende-se analisar quais os mecanismos envolvidos
na produção da memória, que busca, por meio dos bens tombados, criar lugares de memória, que, por sua
vez, se apresentam diretamente associados ao planejamento dos diferentes espaços da cidade. Partimos do
princípio de que a gestão do espaço é resultado de uma seleção e, nesse contexto, o patrimônio cultural –
presente nos espaços urbanos – também surge de escolhas. Discutem-se a dinâmica presente na eleição dos
bens culturais e quais as suas áreas geográficas de maior concentração. Propõe-se, ainda, a interpretação
desses espaços da cidade, enquanto lugares de memória, na medida em que, mediante suas denominações
e organização próprias, revelam um complexo processo de manipulação da memória coletiva. O estudo
pretende, ainda, discutir os desdobramentos desse processo que envolve a seleção desses lugares, para se
pensar a cidade e seu patrimônio, com base no processo que envolve o planejamento.
Palavras-chave: Patrimônio cultural. Tombamento. Cidade.
Abstract
This article discusses the processes of declaring certain cultural properties into historic landmarks, naming 151 cultural
properties by IPHAE - Historic and Artistic Heritage Institute of Rio Grande do Sul. The aim is to analyze which
are the mechanisms involved in the production of memory, which seeks to form places of memory through historic
landmarking declarations. These places seem to be directly associated with the planning and management of the
different places around town. It is assumed that the management of such space is the result of a selection and in
this context, the cultural heritage - present in the urban spaces - is also a result of such selections. It was discussed
the dynamics present in the election of cultural properties and their main geographical areas of concentration. It is
also proposed the interpretation of these spaces reveal a complex process of collective memory manipulation, due
to their particular denominations and organization. Finally, this study intends to discuss the development of this
process that involves these places, to think about the city and its patrimony from the process that involves planning.
Keywords: Cultural heritage. Official historic landmarking. C