“(...) as discussões acerca do financiamento da educação têm perpassado os debates sobre a democratização da educação e da escola por meio do acesso e da permanência [dos alunos nas escolas] com qualidade social, da melhoria da qualidade do ensino e da garantia dos direitos dos cidadãos” (OLIVEIRA, MORAES; DOURADO, 2005, p.11). Considerando esse excerto, pode-se estabelecer qual relação entre a gestão dos recursos financeiros públicos e a educação? a) Ainda que fosse necessária, não existe atualmente uma relação estabelecida para a gestão dos recursos públicos voltada para o setor educacional. b) A gestão dos recursos públicos que financiam a educação é essencial para garantir o direito do cidadão a uma educação de qualidade. c) Dentro do contexto da democracia, o financiamento da educação poderá ocorrer por qualquer organização, cabendo ao gestor escolher a melhor forma. d) Melhorar a qualidade do ensino nas escolas não requer gestão de recursos públicos, pois, muitas vezes, os professores doam os materiais necessários para isso. e) A gestão dos recursos públicos educacionais é percebida, prioritariamente, quando faz os alunos permanecerem na escola para usufruírem da merenda escolar.
Respostas
Resposta : b) A gestão dos recursos públicos que financiam a educação é essencial para garantir o direito do cidadão a uma educação de qualidade.
Explicação: Conforme apontado no excerto, a discussão do financiamento da educação não é recente e serve para que, por meio da gestão dos recursos que chegam até os sistemas de ensino, possam ser garantidas as condições de acesso, permanência e da concretização do direito social à educação de qualidade.
Respost correta e confirmada.
Resposta:
b) A gestão dos recursos públicos que financiam a educação é essencial para garantir o direito do cidadão a uma educação de qualidade.
Explicação:
RESPOSTA CORRETA
Conforme apontado no excerto, a discussão do financiamento da educação não é recente e serve para que, por meio da gestão dos recursos que chegam até os sistemas de ensino, possam ser garantidas as condições de acesso, permanência e da concretização do direito social à educação de qualidade. Para isso, são necessários aportes financeiros que visam remunerar professores, estruturar e organizar as escolas, fornecendo condições de funcionamento eficientes, que compreendem a alimentação fornecida pela escola, mas vão muito além disso. Para as escolas públicas da educação básica, o financiamento é feito com os recursos do FUNDEB e do salário-educação.