• Matéria: Pedagogia
  • Autor: paulaanaalves123enzo
  • Perguntado 6 anos atrás

você faz parte dessa equipe pedagógica e atua como professor Regente da sala de aula regular que além de Mariana conta com mais de 18 alunos qual a importância das tecnologias para o ensino dessa criança sabendo que se trata de um caso de altas habilidades e superdotação​

Respostas

respondido por: bia121829
2

Resposta:

Ao longo dos tempos a humanidade vem argumentando muito sobre a compreensão do que seja um indivíduo com altas habilidades. Diversas literaturas nos alegam que o sujeito com altas habilidades é aquele que tem conhecimento de tudo, que é o aluno nota dez, que tem uma inteligência fora de série e é notável em todos os aspectos acadêmicos, cognitivos, artísticos e físicos. Na verdade, é comum os profissionais de educação qualificar erroneamente os alunos com esta condição, acreditando serem eles um verdadeiro gênio em todas as áreas do conhecimento. A falta de informação pode levá-los a cometer injustiças e passarem ideias e afirmações não verídicas aos pais destes alunos. Sendo assim o objetivo desse estudo foi verificar como acontece o processo diagnóstico do aluno com altas habilidades no contexto da escola pública regular. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica que demonstrou as especificidades desta categoria de alunos, as leis que regem a Educação Especial. Ocorreu também uma pesquisa de campo propondo uma interpelação qualitativa executada através de entrevistas com professor da sala de recursos, professor itinerante, professor da sala regular e o psicólogo que trabalham com esses alunos. Pela análise dos dados construídos nessas entrevistas pode ser constatado que o professor da sala de recursos, o professor itinerante e o psicólogo estão aptos a identificar e efetuar o processo diagnóstico dos alunos com altas habilidades que acontece inicialmente por meio de encontros com a família da criança, o psicólogo e com a professora da sala de recursos para um melhor conhecimento da história de vida e escolar do aluno. Logo após aplicam-se testes psicológicos, atividades pedagógicas e lúdicas para verificar o desenvolvimento da inteligência, criatividade, autonomia, expressividade, interesse e envolvimento com tarefas do aluno com suspeita de altas habilidades.

Palavras-chave: Altas habilidades. Alunos. Diagnóstico. Educação

Explicação:

espero ter ajudado ♡♡


paulaanaalves123enzo: muito obrigado
bia121829: denada♡♡
respondido por: vivianemascena27
4

Resposta:

Explicação:

Padrão de resposta esperado

As tecnologias são importantes em diversos aspectos, mas, em relação ao ensino, ressalta-se a importância que as tecnologias têm na motivação em aprender desse sujeito, visto que, em razão de apresentar habilidades acima do esperado para sua idade, estava se frustrando com as práticas tradicionais oferecidas aos demais alunos. Além disso, por meio das tecnologias, é possível propor estratégias inovadoras e criativas, de forma a motivar os sujeitos com altas habilidades/superdotação.

Ainda, as tecnologias têm um papel desafiador, pois, por meio desses recursos tecnológicos, esses sujeitos podem aprofundar e ampliar seus conhecimentos. As tecnologias permitem aos sujeitos com altas habilidades/superdotação ampliar seu desenvolvimento, pois existem artefatos tecnológicos que trazem uma gama de conhecimentos e aprofundamentos de diversos assuntos.

Perguntas similares