Numa reação entre dois líquidos, realizada num tubo de ensaio aberto, a massa total dos reagentes era 0,524 g. Após a reação, o químico responsável pelo procedimento verificou que a massa total contida no tubo era de apenas 0,322 g. O químico concluiu que algum gás foi formado na reação e liberado para o meio ambiente. Esta conclusão está amparada: *
a) Pela Lei de Proporções Definidas.
b) Pelo Princípio da Incerteza de Heisenberg.
c) Pela Lei de Conservação das Massas.
d) Pela Lei de Dalton.
Respostas
Como a reação química foi realizada em ambiente aberto e massa final foi menor do que a massa inicial, a conclusão de que houve a formação de algum gás liberado ao meio ambiente está amparada na Lei de Conservação das Massas, conforme alternativa C.
A Lei de Conservação das Massas, também conhecida por Lei de Lavoisier, foi elaborada experimentalmente, pelo químico francês Antoine Lavoisier. Ele fez experimentos com reações em sistema fechado e balanças, observando que a massa dos reagentes no início da reação é a mesma que a dos produtos ao final da reação.
Como, no exercício, inicialmente havia 0,524 g de reagente, pela Lei da Conservação da Massa, sabemos que no final deveria haver 0,524 g de produto. A massa verificada no tubo, ao final da reação, foi de 0,322 g, o que indica que a massa de gás liberada para o ambiente foi de: 0,524 - 0,322 = 0,202 g.
Espero ter ajudado!