Respostas
Olá!
A sociedade era dividida em três grupos sociais, o clero a nobreza, e os servos. o clero era responsável por rezar e exerciam uma grande influência política sobre as pessoas daquela época. Os nobres negociavam com o rei. E os servos eram a maior parte da população camponesa, bastante explorados e tendo que pagar tributos.
A relação de suserania consistia em: um nobre (suserano) que doava um feudo para outro nobre (vassalo), e em troca, recebia fidelidade e favores (às vezes militares). O maior suserano era o rei, que fazia esses acordos com os nobres o tempo inteiro.
O comércio não era forte, logo, a base da economia feudal era agrária. Na falta de comércio, a unidade econômica principal era o feudo.
O feudo dividia-se em três partes: a propriedade individual do senhor, o manso servil e manso comunal.
Alguns tributos e impostos principais da época: Capitação (pagamento por cada membro da família), Dízimo, Corveia (trabalho nas terras dos senhores durante alguns dias na semana).
O Feudalismo foi criado a partir da fusão dos costumes dos povos germânicos e romanos.
Todos os poderes (jurídico, econômico e político) concentravam-se nas mãos dos senhores feudais. A população era estática e hierarquizada.
A Igreja Católica dominava o cenário religioso, e aproveitando esse poder, ela influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento durante a Idade Média. Também tinha poder econômico, pois possuía terras e até mesmo servos trabalhando.
tem mais alguns mais achei que ficaria muito grande, enfim espero ter ajudado e bons estudos!