Respostas
Resposta:
sofre muito
Explicação:
onforme o relatório das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a humanidade consome mais de 20% além da capacidade de reprodução da biosfera. Déficit que vem aumentando em 2,5% ao ano. “Isto nos permite comparar esta situação àquela de uma família que gasta mais do que o seu orçamento permite, ou seja, que caminha para falência
E isso é absolutamente insustentável. Digamos que, se fosse possível, num passe de mágica, fazer um desenvolvimento miraculoso do mundo e todas as pessoas passassem a consumir com o norte-americano, o europeu ou os japoneses. Não seria possível. Não há base física para isso. Como já disseram anteriormente os biólogos, se estendêssemos os padrões de consumo do primeiro mundo a todo mundo precisaríamos de mais dois ou três planetas”. Ao mesmo tempo, reitera, a concentração de renda que está no mundo e absolutamente insustentável.
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, hoje, as 3 pessoas mais ricas do mundo, juntas, elas detêm adidos superiores ao produto anual dos 48 países mais pobres, onde vivem 600 milhões de pessoas. E mais, 257 pessoas que tem ativos superiores a U$ 1 bilhão de dólares, juntas, têm o equivalente a renda anual de 45% da humanidade. Ou seja, quase metade da humanidade vive abaixo da linha pobreza. Novaes acrescenta que, segundo o relatório, o mundo está caminhando para a ingovernabilidade por causa desta condição e da instabilidade gerada pelos mercados financeiros.