Respostas
Resposta:
Você é do tempo que as aulas aconteciam dentro de uma sala, com professores em pé, diante de uma lousa e alunos enfileirados? Se a resposta é sim, você faz parte do passado! As metodologias de ensino tradicionais perderam espaço. Hoje tudo é feito para envolver o aluno. Um novo jeito de ensinar e aprender.
Um dos motivos dessas mudanças é o perfil do novo aluno, hoje mais dinâmico e inquieto. Os professores e especialistas Genoveva Sastre e Ulisses Ferreira
no livro “Aprendizagem Baseada em Problemas”, afirmam que somente 10% de um conteúdo lido é assimilado pelo aluno, aumentando para 20% a capacidade de reter o conhecimento, quando o estudante escuta sobre o assunto.
No entanto, um conteúdo vivenciado, em uma simulação, pode levar o aluno a reter até 90% do que foi ensinado. Uma vez que o estudante se apropria do conteúdo para falar sobre ele, toma autoridade no assunto a partir da reflexão e vivência até o seu compartilhamento. Enfatizar a importância da experiência para o aprendizado faz parte da metodologia ativa.
Os métodos ativos transformam as escolas em um ambiente de interação, onde os alunos se sentem mais à vontade para dizer o que pensam, procurando a melhor forma de resolver os desafios. Isso não deixa que o estudante fique parado e o faz se sentir mais motivado a aprender. Na sala de aula, as mesas são transformadas em pequenas ilhas, onde os alunos ficam cara a cara com os colegas e aprendem a trabalhar em equipe.