Respostas
Resposta:
Cerca de 71% da superfície da Terra é coberta por água em estado líquido. Do total desse volume, 97,4% aproximadamente, está nos oceanos, em estado líquido. As águas subterrâneas correspondem á 0,96% da água doce, o restante está disponível em rios e lagos.
Explicação:
Rio Tietê
Resposta:
A poluição da água é a contaminação dos corpos d'água por elementos físicos, químicos e biológicos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos, plantas e à atividade humana. É uma questão muito séria, já que a água é essencial para a vida humana. Ela representa cerca de 70% da massa do corpo humano e seu consumo é fundamental para a nossa sobrevivência. Podemos sobreviver se ficarmos períodos de até 50 dias sem nos alimentar, porém, não é possível ficar mais de quatro dias sem o consumo de água.
Rios poluídos:
Rio Tietê
Rio Iguaçu
Rio Ipojuca
Rio dos Sinos
Rio Gravataí
Rio das Velhas
Rio Caí
Explicação:
A água é a substância mais importante para a vida. Se existem seres que suportam o calor extremo, o frio extremo, a acidez extrema e até a falta de oxigênio, não há um organismo sequer que sobreviva sem água. O ser humano, em especial, talvez seja um dos animais terrestres mais dependentes do precioso líquido.
Basta observar a distribuição das cidades pelo mundo para entender a importância desta molécula para o homem. De mirrados povoados com algumas centenas de pessoas às megalópoles, com milhões, todo aglomerado humano está, invariavelmente, próximo de uma fonte de água.
Surpreende, portanto, a displicência da nossa espécie com as águas que nos banham, hidratam e tornam viáveis as nossas vidas. Segundo a Trata Brasil, que luta pela universalização do acesso à coleta e ao tratamento de esgoto no País, apenas 38,5% do esgoto das 100 maiores cidades do País é tratado antes de ser devolvido à natureza. Não foram poucos os rios e lagos que morreram graças ao despejar, década após década, do nosso esgoto doméstico, industrial e agrícola in natura.