Respostas
Resposta:
O militar Marechal Deodoro da Fonseca foi quem proclamou a República no dia 15 de novembro de 1889. Na época, ele era chefe de exército e reuniu militares, além de apoiadores do movimento para invadir a praça da Aclamação do Rio de Janeiro e fazer a derrubada do governo monárquico.
Com isso, no mesmo dia, Deodoro da Fonseca assinou um contrato provisório que lhe daria autonomia para governar o país até que fosse elaborada uma nova Constituição, já que a antiga ainda defendia a Monarquia como principal forma de governo. Antes de ocorrer a Proclamação da República, o país vivia um momento difícil de insatisfação da população com a atual política e os militares também se sentiam muito desvalorizados.
Marechal Deodoro da Fonseca foi quem proclamou a república do Brasil e sua importância nesse processo só ocorreu devido ao alto grau de sua patente militar conquistada nos esforços em combate à Guerra do Paraguai, apesar de ele não ter sido um republicano convicto.
A época compreendida entre a Proclamação da República e as eleições para um novo presidente, em 1894, foi nomeada de República da Espada, em razão do controle que era exercido por membros do exército. Sendo assim, o governo de Marechal Deodoro da Fonseca fora dividido em duas fases: Governo Provisório e Governo Constitucional.