No período Regencial, no século XIX, criou-se a Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro (também chamada de “missão francesa”), na qual eram reproduzidos modelos educativos similares aos das escolas europeias, com uma proposta da estética neoclássica. A aprendizagem se dava através da: a) criatividade espontânea dos alunos e artistas nacionais da época. b) mimese, ou seja, da cópia de “modelos” artísticos europeus da época. c) estrutura e disciplina escolar rígida da época que levava o aluno ao desenvolvimento de habilidades e competências. d) seleção de alguns alunos para cursarem na escola de Belas Artes no Rio de Janeiro. e) memorização das técnicas de aprendizagem ensinadas na escola.
Respostas
Resposta:
CORRETA
b) Mimese, ou seja, da cópia de “modelos” artísticos europeus da época.
Explicação: .
A Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro possuía como intuito promover a formação artística de artistas conforme a perspectiva proveniente da Europa. Várias disciplinas como o desenho, a pintura e a escultura seguiam as características artísticas europeias, assim, a alternativa adequada é a B.
Arte e ideal europeu
Houve uma preocupação em seguir a estética europeia, por esta ser associada a um ideal. Nesse sentido, explica-se a preocupação da Academia Imperial em seguir essas características. Para mais, as vanguardas europeias também exerceram influência em outras concepções de arte.
Continue estudando sobre arte em: https://brainly.com.br/tarefa/20990598
#SPJ2