Respostas
Resposta:
Tano Festa nasceu em Roma em 2 de novembro de 1938. Sua mãe, Anita Vezzani, nasceu em 1903 em Boschi di Baricella, na província de Bolonha, em uma família de comerciantes. Seu pai, Vincenzo Festa, era de origem palerense e napolitana. Os pais se conheceram em Trieste por volta do início dos anos 1930, onde o pai trabalhava como alfaiate em uma loja de departamentos. A mãe, por outro lado, estava em Trieste casada com o oficial da marinha mercante Paolo Lo Savio, com quem já tivera duas filhas. Anita, depois de deixar o marido, mudou-se para Roma com Vincenzo em 1933, dois filhos nasceram de sua união, Francesco em 1935 e Tano em 1938. Francesco será registrado com o nome do marido de Anita, Lo Savio, apesar de ser filho de Vincenzo Festa, Tano assumirá o nome de seu pai.
Explicação:Depois da via Palermo, onde nasceram Francesco e Tano, a família mudou-se para a via dei Serpenti, depois por alguns meses para uma pequena vila em Ostia e depois para a via Vespasiano. Finalmente, Vincenzo Festa poderá conseguir um emprego como funcionário ministerial e uma casa na área de Capannelle.
Em 1952 Tano Festa inscreveu-se no Instituto de Arte da via Conte Verde em Roma e licenciou-se em 1957 em "Fotografia Artística" com o professor Alberto Libero Ferretti. Ele conta como Festa foi atraída, sobretudo, pelos efeitos da reação química, que são obtidos no quarto escuro, jogando o ácido diretamente no papel fotográfico. Desde o início, os companheiros de Tano Festa são seus pares, Mario Schifano e Franco Angeli, e outros um pouco mais jovens como Renato Mambor e Sergio Lombardo. Com eles desenvolveu uma amizade que duraria muito tempo, parceria que se estendeu a outros jovens artistas, Giosetta Fioroni, Cesare Tacchi, Jannis Kounellis, Mario Ceroli, Umberto Bignardi, e que marcou uma feliz temporada da arte em Roma.Jovem escola de Roma ” . O epíteto também teve uma declinação diferente e conhecida em: Escola da Piazza del Popolo, do nome da praça onde se encontravam artistas e escritores, em torno das mesas do Caffè Rosati ou na sede da galeria La Tartaruga.