As bicicletas possuem uma corrente que liga uma coroa dentada dianteira, movimentada pelos pedais, a uma coroa localizada no eixo da roda traseira, como mostra a figura A. O número de voltas dadas pela roda traseira a cada pedalada depende do tamanho relativo destas coroas. Quando se dá uma pedalada na bicicleta da figura B (isto é, quando a coroa acionada pelos pedais dá uma volta completa), qual é a distância aproximada percorrida pela bicicleta, sabendo-se que o comprimento de um círculo de raio R é igual a 2πR, onde π=3?
Preciso do cálculo!
Urgente!!
Respostas
Resposta:
Vamos pensar que para que a roda traseira faça o maior número de voltas por cada pedalada, a diferença entre os diâmetros das coroas dianteira e traseira tem que ser o maior possível, sendo assim podemos ver que as letras b, c e d seriam eliminadas logo de cara.
Assim ficaríamos com a letra A e E, conseguimos ver que a diferença está no jeito que a corda é colocada entre as polias, sendo assim conseguimos deduzir que a letra a é a correta por ter uma diferença maior, o que fará com que a roda gire mais rápido.
Espero ter ajudado em algo!
Explicação:
Resposta:
Explicação:
(A) 1,2 m
(B) 2,4 m
(C) 7,2 m
(D) 14,4 m
(E) 48,0 m
Resolução:
Fcatraca.Rcatraca = Fcoroa.Rcoroa
Fcatraca.5 = Fcoroa.15
Fcatraca = 3.Fcoroa
Assim, enquanto a coroa dá uma volta, a catraca dá três voltas. Nesse intervalo de tempo, a distância percorrida pela bicicleta (d) será:
d = 3.2.π.Rroda => d = 3.2.3.0,40 => d = 7,2 m