1- A política interna de Otávio Augusto foi caracterizada por uma série de medidas que aumentaram sua popularidade. Cite e comente cada uma dessas medidas. 2- Descreva que foi a Pax Romana e em que período ela aconteceu. 3- Como foi marcado os primeiros sintomas da crise romana? 4- Cite os quatro imperadores importantes da dinastia Julio-Claudiana.
Respostas
Resposta:
1) Caio Júlio César Octaviano Augusto foi o primeiro dos imperadores romanos, após vencer a luta pelo poder contra Marco Antônio. Antes dele, a República estava instituída, mas foi transformando-se em Império dadas as expansões promovidas, incluindo ai a anexação da Galáxia e da Judéia (o que fomentou as diásporas judias). Dentre as medidas reformistas promovidas por Augusto, estão: o incentivo à melhoria e manutenção das rotas de comércio, o incentivo aos centros de entretenimento (que deram origem ao pão e circo), as modificações no sistema tributário, a formação da guarda pessoal do imperador (guarda pretoriana) e etc.
2) A Pax Romana,foi um período de relativa paz e instabilidade econômica que ocorreu em Roma no poder de Caio Otávio ou Otávio Augusto,nessa época,Roma,progrediu muito, ocorrendo um desenvolvimento da arquitetura e outras áreas.
3) As crises da República Romana referem-se a um extenso período de instabilidade política e agitação social que culminou com o fim da República Romana e o advento do Império Romano, entre 134 a.C. e 27 a.C. As exatas datas das crises não são claras porque, "Roma oscilava entre a normalidade e a crise" por muitas décadas.
4) Imperadores júlio-claudianos
Augusto (27 a.C. - 14 d.C.)
Tibério (14 - 37)
Calígula (37 - 41)
Cláudio (41 - 54)
Nero (54 - 68)