Nos primeiros dez anos de seu reinado, o imperador tratou de consolidar sua posição no poder e conter as disputas políticas existentes entre liberais e conservadores. Uma das medidas mais importantes tomadas por D. Pedro II foi a imposição de um modelo conhecido como parlamentarismo às avessas. Observe a imagem a seguir e de acordo com o texto comente como se processava essa relação de poder e como funcionava esse modelo de parlamentarismo: Na caricatura de Faria, publicada em O Mequetrefe de 19/1/1878. D. Pedro I I, eixo central do carrossel girado pela velha diplomacia, segura os cavalinhos que representam os partidos conservador e Liberal. Domínio público. Biblioteca Nacional Digital. RESPOSTAS
Respostas
Dom Pedro II, após a independência do Brasil, instaurou o Poder Moderador e o Conselho de Estado realizando uma nova centralização política.
O governo imperial também buscou um novo modelo político inspirado no parlamentarismo britânico.
No sistema inglês até os dias de hoje, a monarquia possui uma função política e as principais decisões são tomadas por um primeiro-ministro escolhido pelo poder legislativo.
No Brasil, ocorreu uma tentativa de implementação desse modelo inglês todavia o sistema implementado no brasil ficou conhecido como parlamentarismo as avessas, “avesso” ao modelo inglês.
Por que no Brasil existia o poder Moderador que dava total liberdade ao imperador de escolher os integrantes do Conselho de Estado.
O conselho de estado escolhia o primeiro ministro.
Ao longo de todo o governo de D. Pedro II, por meio de suas interferências os conservadores estiveram à frente do gabinete por vinte e noves anos, e os liberais, por dezenove anos.