O objeto deste ensaio é defender [que] o único propósito com o qual se legitima o exercício do poder sobre algum membro de uma comunidade civilizada contra a sua vontade é impedir dano a Sobre a liberdade. Petrópolis: Vozes, 1991. o argumento jusnaturalista, encontrado também em autores como T. Hobbes, para a criação do contrato social que fundaria as bases de um Estado soberano. a visão fascista, na qual o Estado surge como a solução para os conflitos e problemas existentes no interior da sociedade civil. uma análise influenciada por Marx e Engels, na medida em que se baseia nas classes sociais para identificar o raio de ação dos indivíduos na sociedade. o ideário positivista do século XIX, no qual há uma forte crítica à visão utilitarista da moral e da vida em sociedade. uma preocupação característica do liberalismo do século XIX, que buscava pensar os limites da ação do Estado em relação à vida particular dos indivíduos.
Respostas
Resposta:
Resposta E.
Explicação: uma preocupação característica do liberalismo do século XIX, que buscava pensar os limites da ação do Estado em relação à vida particular dos indivíduos.
O liberalismo é uma vertente econômica contrária ao socialismo (E).
O liberalismo é uma ideia social, econômica e política fundamentada nas concepções de liberdade individual e industrial, uma vez que toda a população deve possuir direitos humanos isonômicos para garantir a livre concorrência no mercado.
Algumas das suas características principais são: livre concorrência mercantil, pact sunt servanda, individualismo econômico, mínima intervenção do Estado no comércio.
Contudo, foi no neoliberalismo que a dignidade humana e a liberdade individual começaram a surgir. Neste sistema, o Estado, ainda que de maneira mínima, pode intervir nos assuntos que abrangem as condições de trabalho e os direitos civis.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/1451942