na sua visão, quais os fatores locacionais mais importantes para uma indústria?
Respostas
Resposta:
A atividade industrial é o maior atrativo econômico, urbano de demográfico de uma região. No entanto, para entender por que as fábricas se estabelecem em determinados territórios e não em outros, é preciso examinar os chamados fatores locacionais. A partir do estudo de tais características é possível perceber quais são os elementos que interferem na localização das indústrias. Em resumo, os fatores locacionais são os benefícios que os empreendedores observam em certos territórios e que acabam por motivar investimentos. Nisso existem muitos fatores que são importantes para as indústrias, que são no caso:
⬇️
• Transporte: envolve toda a infraestrutura, os custos e as novas tecnologias relacionadas aos meios de transporte acessíveis.
• Matérias-primas: a facilidade na obtenção da matéria-prima é um dos fatores mais tradicionais para a instauração das fábricas. Esse item abrange a disponibilidade, os preços, a qualidade e o tipo das substâncias que servem de base para a produção. Portanto, as condições de transporte também se refletem na aquisição matéria-prima.
• Energia: as indústrias requerem muita energia para funcionarem. Sendo assim, as empresas priorizam áreas que tenham uma boa estrutura de transmissão, recursos tecnológicos e abundância de fontes de energias.
• Mão de obra / força de trabalho: cada país tem suas próprias regras trabalhistas, que podem até variar dentro de uma única nação. Essas normas jurídicas são avaliadas pelos empreendedores junto com a disponibilidade, qualificação, média salarial e nível de organização da mão de obra existente na região. É indispensável que haja profissionais capacitados para garantir o andamento da fábrica naquela localidade e justificar a sua instalação.
• Mercado consumidor: um fator fundamental para o surgimento de indústrias é o tamanho do mercado consumidor local. Não é o suficiente apenas avaliar a quantidade de habitantes, mas também suas características socioeconômicas e culturais
• Disponibilidade de capital: é o fator locacional da indústria que se refere à capacidade que o mercado tem de fornecer ao empresário, sempre que for preciso, recursos econômicos para a realização de novos investimentos. Abrange ainda o quão propício o ambiente é para efetuação de negócios entre os bancos e as organizações, por exemplo.
• Incentivos fiscais: diz respeito à isenção de impostos, como o ICMS, que o Estado concede às indústrias para encorajá-las a se instalarem no território. É bastante comum que o governo faça a concessão de terrenos para que as companhias construam suas unidades produtivas. No Brasil, o que se observa atualmente é uma disputa entre os municípios e estados da federação na tentativa de atrair as fábricas para as suas respectivas áreas.
• Ciclo de produção: Os especialistas concordam que cada fase de fabricação de um artigo industrial possui uma lógica espacial. Segundo o economista George Benko, a produção de um item pode ter três etapas: desenvolvimento, estandardização ou amadurecimento e declínio.
Explicação: