• Matéria: História
  • Autor: jeicielibe
  • Perguntado 6 anos atrás

Mineração em Potosí no século XVI?​

Respostas

respondido por: 100doajudada
42

Resposta:

As Minas de Potosí localizam-se no cerro de Potosí, no Alto Peru, atual Departamento de Potosí, na Bolívia.

Constituíram-se no principal centro produtor de prata em toda a América, durante o período colonial.

As jazidas foram descobertas casualmente, em 1545, por um indígena chamado Hualpa ou Gualca. Neste mesmo ano foi registrada uma primeira mina, que o espanhol Juan de Villarroel denominou Descoberta. Ao final do século XVIII contavam-se cerca de 5 mil bocas de mina, produzindo anualmente 250 a 300 mil marcos de prata.

A sua exploração em grande escala foi possibilitada pela descoberta, em 1563, de jazidas de mercúrio em Huancavelica.

O sistema de exploração mineira era baseado no trabalho indígena, por meio da mita.

A prata foi o produto americano mais apreciado pela metrópole, tendo a sua extração usufruido de extraordinários benefícios fiscais. Apesar disso, estima-se que 1/3 da produção tenha circulado às margens dos controles fiscais.

respondido por: EduardoPLopes
16

O Cerro de Potosí foi a maior mina de prata das Américas, tendo começado a ser minerado ainda antes da chegada dos europeus (no caso, espanhóis) nas Américas e passado por um processo de forte intensificação da mineração a partir do Século XVI (1501 a 1600).

A mineração do Cerro de Potosí foi feita a partir da "adaptação" do sistema de trabalho compulsório do Império Inca, a mit'a, que dentre os espanhóis passou a ser conhecida como mita. Na mita espanhola era exigido que cada tribo ou povoado nativo concedesse anualmente um número determinado de seus jovens para o trabalho nas minas. O trabalho lá era perigoso e extremamente árduo, tendo muitos nativos morrido neste processo.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/2558377

Anexos:
Perguntas similares