Respostas
Resposta:
Os imigrantes deixaram contribuições importantes na cultura brasileira. A história da imigração no Brasil começou no ano de 1808, com a abertura dos portos às nações amigas, feita por D. João.
Para povoar o território, vieram famílias portuguesas, açorianas, que se estabeleceram no Rio Grande do Sul. Vieram ainda suíços, prussianos, espanhóis, franceses, sírios, libaneses, poloneses, ucranianos, japoneses e italianos.
Entre 1819 a 1940, franceses imigraram para o Brasil. Muitos destes chegaram por volta de 1884 a 1925, mais de 25.000 imigrantes franceses neste período.
O grande destaque, no entanto, foram os italianos e os alemães, que chegaram em grande número. Eles se concentraram nas regiões sul e sudeste do país, deixando importantes marcas de suas culturas, principalmente na arquitetura, na língua, na culinária, nas festas regionais e folclóricas.
Colonização italiana do sul do Brasil
A cultura vinícola do sul do Brasil se concentra principalmente na região da serra gaúcha e de Campanha, onde predomina descendentes de italianos e alemães.
Plantação de uvas em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul
Na cidade de São Paulo, em virtude do grande fluxo de italianos, surgiram bairros como o Bom Retiro, Brás, Bixiga e Barra Funda, onde é marcante a presença de italianos, seus aspectos culturais e seus restaurantes com as comidas típicas como a macarronada, a pizza, a lasanha, o canelone, entre outras.
e Fachada de prédio no bairro do Bixiga em São Paulo.
A maioria dos imigrantes vieram entre o seculo 19 e 20... a maioria veio para trabalho em fazendas, assim se espalharam para vários lugares do brasil, alguns tiveram terras prometidas, onde hoje se formaram cidades de colonização. Eles contribuam para um crescimento populacional, mão de obra, culturas diferentes, desenvolvimento do país, processo de urbanização.