• Matéria: História
  • Autor: cristiane192019
  • Perguntado 6 anos atrás

A história, como ciência particular, apresenta importantes desafios tanto para aqueles que produzem conhecimento histórico quanto para os professores que ensinam a disciplina na educação básica. Na verdade, de acordo com a Didática da História, essa distinção não deveria ocorrer com a história enquanto ciência, devendo se aproximar da história como disciplina escolar. Tendo em vista o exposto, qual é a principal razão para a aproximação da história acadêmica da história escolar?

a)

Tanto a história acadêmica quanto a história ensinada já têm um alto grau de complementaridade.

b)

O processo de formação de sentido que, contudo, não torna o passado presente e proveitoso à vida.

c)

A necessidade de professores compreenderem que o seu objeto de análise é o passado.

d)

A busca da superação da história do tipo "historia magistra vitae".

e)

A história, ao ser ensinada, tem em vista produzir conhecimento histórico que responda questões cotidianas em busca de orientações para a vida e para ações visando ao futuro.

Respostas

respondido por: 0004521
11

Resposta:

A História analisa os processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado período histórico, cultura ou civilização.

História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. A História analisa os processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado período histórico, cultura ou civilização.

Um dos principais objetivos da História é resgatar os aspectos culturais de um determinado povo ou região para o entendimento do processo de desenvolvimento. Entender o passado também é importante para a compreensão do presente.

O ensino de História e sua contribuição para a formação do cidadão, delimitado no âmbito do Ensino Fundamental. Seu objetivo principal é discorrer sobre o ensino de História no processo de formação cidadã do aluno, apresentando dados sobre os currículos oficiais da disciplina, no contexto global e multicultural.

Conclui-se que por intermédio de um ensino comprometido, democrático, cidadão, o professor pode proporcionar aos alunos a provocação, através da proposição e da apresentação de dilemas e dramas da história humana, personagens históricos envolvidos em acontecimentos, exemplificações da experiência histórica da humanidade. A partir dessas informações, o confronto entre o conteúdo escolar e a realidade vivenciada pelos alunos promovem a reflexão necessária para que o aluno contextualize sua aprendizagem na vida social, com capacidade para agir e modificar a sociedade de forma ativa e socialmente comprometida.

respondido por: talitabrollo08
9

Resposta:

E

Explicação:

Perguntas similares