Quais os benefícios de aplicar os conceitos do Lean na indústria?Quais as dificuldades ao tentar implantar o Lean Manufacturing em uma organização?
Respostas
Resposta:
Lean é basicamente tudo o que concerne a obtenção de materiais corretos, no local correto, na quantidade correta, minimizando o desperdício, sendo flexível e aberto a mudanças.
Explicação:
Os pontos chave do lean manufacturing.
• Qualidade total imediata - ir em busca do "zero defeito", e detecção e solução dos problemas em sua origem.
• Minimização do desperdício - eliminação de todas as atividades que não têm valor agregado e redes de segurança, otimização do uso dos recursos escassos (capital, pessoas e espaço).
• Melhoria contínua - redução de custos, melhoria da qualidade, aumento da produtividade e compartilhamento da informação
• Processos "pull" - os produtos são retirados pelo cliente final, e não empurrados para o fim da cadeia de produção.
• Flexibilidade - produzir rapidamente diferentes lotes de grande variedade de produtos, sem comprometer a eficiência devido a volumes menores de produção.
• Construção e manutenção de uma relação a longo prazo com os fornecedores tomando acordos para compartilhar o risco, os custos e a informação.
Pontos de dificuldades ao tentar implantar o Lean Manufacturing em uma organização.
Tempo: Embora possa apresentar resultados rapidamente, o Lean não é uma estratégia de curto prazo.
Resistência a mudanças: Funcionários mais antigos podem se sentir ameaçados por mudanças. O mesmo pode acontecer com gestores de médio escalão que já apresentam bons resultados.
Ferramentas: A falta de compreensão sobre como as ferramentas Lean funcionam e para que servem também ocasiona perdas na implantação.
Fornecedores: Essa dificuldade se dá especialmente na produção puxada. Para evitar estoques, é preciso alinhamento com a cadeia de fornecimento.
Falta de compromisso da liderança: Nada, absolutamente nada vai funcionar se os gestores não estiverem engajados na metodologia.
Dentre os principais benefícios da implementação do Sistema Lean na atividade industrial, podemos citar:
1º) ganho de eficiência na produção - que é visto com a redução dos desperdícios de matérias-primas e de tempo para realizar um determinado processo.
2º) entrega do produto no tempo certo - isso quer dizer que as indústrias conseguem produzir no tempo exigido pelo mercado. Desse modo, os varejistas conseguem entregar os produtos de acordo com o que a demanda (busca pelo produto) pede.
3º) ganho de profissionalismo - os clientes e fornecedores passam enxergar a empresa como uma referência no ramo em que ela atua.
Como exemplos de dificuldades frequentes na implementação do Sistema Lean, podemos destacar:
1ª) falta de recursos para investir em conhecimentos - na prática, isso quer dizer que a falta de dinheiro impede que a empresa busque por consultores experientes e capazes de promover mudanças na área produtiva.
2ª) escolha das prioridades - em muitas empresas, o foco maior acaba sendo a produção, o que inviabiliza a disponibilidade de tempo para encontrar novas ferramentas e construção de ideias capazes de gerar eficiência em todo o processo produtivo.
3ª) medo da mudança - muitos empreendedores são cismados com mudanças, principalmente aquelas que mexem com a produtividade. Basicamente, eles pensam o seguinte: "não se mexe em time que está ganhando".
Acredite em seu potencial!