A práxis em Marx refere-se a atividade, na qual o homem livre: cria, produz e reproduz o mundo, a história e a si mesmo. Mas, práxis na acepção marxista, tem um sentido e a prática das atividades que atendem às necessidades utilitárias e imediatas, é uma dimensão da práxis.
A teorização do conceito de práxis, para uma práxis revolucionária é entendida, portanto, para além:
Alternativas:
a)
das necessidades coletivas.
b)
de uma teoria explicativa.
c)
das necessidades comunitárias.
d)
da teoria marxista.
e)
das relações coletivas.
2)
Leia o texto e complete as lacunas da sentença a seguir.
As demandas sociais dos movimentos sociais surgem, no cotidiano, como enfrentamentos de determinadas classes sociais. Na luta pela inclusão social, na resistência à exclusão, agindo de forma coletiva. Para a materialização dos protestos, os movimentos sociais organizam-se através de manifestações. No processo de enfrentamento, as _________ nos movimentos sociais tornam-se _______, quando a demanda ________ encontra eco no panorama macro.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto-base:
Alternativas:
a)
demandas - individuais - cultural.
b)
lutas - classistas - coletiva.
c)
necessidades - demandas - coletiva.
d)
demandas - coletivas - individual.
e)
lutas - individuais - social.
3)
Leia o exerto a seguir:
Umas das características dos movimentos sociais iniciais do século XIX, tratava-se da ausência de unidade entre eles, e da ausência significados comuns (polissemia), que subjugava as pautas, as demandas, a direção e finalidade às elites, utilizando os movimentos sociais como massa de manobra.
As plataformas iniciais dos movimentos sociais brasileiros caracterizavam-se pela ausência de lutas de classes sociais específicas, e de uma:
Alternativas:
a)
organização cotidiana.
b)
sistema de comunicação.
c)
base político-ideológica.
d)
unidade social.
e)
unidade política.
4)
Para discutir os movimentos sociais no Brasil, recorremos a concepção marxista, sobre os movimentos sociais e os movimentos sindicais. Para o Serviço Social, a teoria social crítica de Marx, consubstancia e ampara a prática profissional cotidiana, e mais para além, constitui e consolida o projeto ético-político da profissão.
A matriz teórica da abordagem teórica histórico-estrutural tem nos estudos de Marx os seus principais:
Alternativas:
a)
elementos de análise comportamental.
b)
elementos históricos críticos.
c)
elementos de abordam culturalista.
d)
elementos de análise organizacional.
e)
elementos de análise identitária.
Respostas
Resposta:
1-b teoria explicativa, 2-c demandas coletivas individuais,3-c base político ideológico, 4-b elementos históricos críticos.
Corrigido pelo AVA
Explicação:
1-b teoria explicativa, 2-c demandas coletivas individuais,3-c base político ideológico, 4-b elementos históricos críticos.
Corrigido pelo AVA
1.B. O conceito da palavra "práxis" quer dizer "ação". Logo, ele sobrepõe-se ao sentido teórico e escrito. Ele está relacionado ao material e ao concreto.
2.C. / 3.C. A importância dos movimentos sociais para as reivindicações de grupos minoritários se dá porque: tornam visíveis suas reivindicações e aumentam sua representatividade.
Há variados grupos e representações no espaço brasileiro, a fim de reivindicar seus interesses e princípios no campo político e social. Sua função é manifestar sua posição e dar voz aos seus anseios e às suas causas.
4.B. Marx, ao pensar a sociedade desde os seus primórdios, concebe que as relações humanas são tidas como dialéticas, pois sempre uma classe era vista como dependente de outra classe social, como: a relação entre senhor e escravo.
Assim, Marx parte de uma perspectiva materialista para se valer dos desdobramentos históricos e sociais.
Karl Marx aponta que, na sociedade, há grupos que são mais privilegiados que outros, ou seja, a burguesia apresenta vantagens com relação à classe operária.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/25263446