As linhas de investigação se tornaram subáreas dentro da Linguística e atuam sob uma metodologia interdisciplinar. Reflita sobre a sintaxe, a semântica, a pragmática e a análise do discurso e marque a afirmação correta:
a)A finalidade dos estudos da sintaxe é verificar como esse conhecimento linguístico pode ser usado na análise das categorias estruturais de uma língua.
b)O surgimento de várias semânticas (textual, semântica cognitiva, lexical, argumentativa, discursiva, etc.) revela que existem diferentes percepções do que é significado e que o estudo do sentido deve ser realizado sob um fundamento apenas.
c)Os estudos de pragmática estão diretamente ligados à dimensão chamada de estruturação de sentenças verdadeiras.
d)A situação de enunciação é essencial à pragmática, pois especifica e determina quem são os participantes do ato de comunicação.
e)A análise do discurso aproxima-se da semiótica, pois ambas analisam palavras e frases e buscam os sentidos delas.
Respostas
Resposta: d)A situação de enunciação é essencial à pragmática, pois especifica e determina quem são os participantes do ato de comunicação.
Explicação: Há fatos linguísticos que dependem da enunciação para que sejam entendidos.
Resposta:
A situação de enunciação é essencial à pragmática, pois especifica e determina quem são os participantes do ato de comunicação.
Explicação:
Por que esta resposta é a correta?
A finalidade dos estudos de sintaxe é verificar como esse conhecimento linguístico pode ser usado na análise das estruturas das sentenças de uma língua. O surgimento de várias semânticas (textual, semântica cognitiva, lexical, argumentativa, discursiva, etc.) revela que existem diferentes percepções do que é significado e que o estudo do sentido pode ser realizado sob diferentes fundamentos e perspectivas. Os estudos da pragmática estão diretamente ligados à dimensão chamada de enunciação (capacidade do falante de produzir enunciados). Daí a importância da situação de enunciação: ela especifica e determina quem são os participantes do ato de comunicação. A análise do discurso aproxima-se da semiótica, pois ambas analisam o texto (e não palavras ou frases) e buscam os sentidos dele, isto é, o que constrói os sentidos desse texto.