Faça a analise sintatica das frases a seguir, falando o sujeito, predicado verbo transitivo direto ou indireto e objeto direto ou indireto. Eu preciso de um casaco. A menina empurrou o menino. Você devolveu o livro à professora? Referiram-se às escolas os artistas. Minha professora deu uma aula à minha turma Minha filha casou. Eles sofreram muitos anos Estas razões não procedem
Respostas
Resposta:
primeiramente, verbos transitivos, ou seja, verbos com significado incompleto, que necessitam da junção de complementos verbais para completar o seu sentido.
Quando um verbo transitivo é classificado de verbo transitivo direto e indireto, indica que esse verbo necessita tanto do objeto direto como do objeto indireto para transmitir um sentido completo.
Nos verbos transitivos diretos e indiretos, anteriormente chamados de verbos bitransitivos, o objeto direto costuma indicar coisas e o objeto indireto costuma indicar pessoas.
O objeto direto não necessita de preposição para estabelecer regência verbal e responde principalmente à pergunta o quê?, indicando assim aquilo que sofre a ação verbal.
O objeto indireto necessita obrigatoriamente de preposição para estabelecer regência verbal e responde, principalmente, às perguntas a quem? para quem? e de quem?, indicando assim a quem se destina a ação verbal.