Respostas
Explicação:
O livro A Arte da Guerra de Sun Tzu é uma grande obra prima da literatura chinesa e considerado o manual estratégico da cultura oriental. O autor em sua obra busca decifrar todos os caminhos que podem levar à vitória, através de análises de todos os conceitos envolvidos na guerra: tática, disciplina, terreno, motivações, conhecimento do inimigo e, acima de tudo, autoconhecimento.
RESUMO DO LIVRO:
Em seu primeiro capítulo, o autor aborda a análise inicial da necessidade da guerra, uma vez que a mesma deve ser sempre evitada, sendo apenas uma forma de resolução de conflitos de última instância. Sendo necessária, a guerra deve ser cuidadosamente planejada, e para isso exige-se um extenso estudo de todos os fatores a serem destrinchados nos próximos capítulos do livro.
Em seu segundo capítulo, o autor entra no âmbito do ato da guerra em si, que segue em sequência no terceiro capítulo onde o autor aborda uma lógica conhecida de que a melhor e estratégia de defesa é o ataque. Nos dois capítulos seguintes, Sun Tzu examina as qualidades necessárias para o enfretamento direto e toda a energia desprovida para as movimentações de tropas, tanto a nível psicológico quanto material. O quinto capítulo se delimita a tratar dos vícios e virtudes que todos os Estados possuem e como a análise sincera destes é importante para as consequências mais positivas no desfecho de uma guerra.
Os demais capítulos entram em um estudo esmiuçado das estratégias de enfretamento, onde os cálculos de ação, de tempo e de tropas devem ser considerados a todo o momento. A guerra, para Sun Tzu, não pode ser muito prolongada, pois desgasta as tropas e dá brecha a levantes contrários ao chefe da missão. As nove variáveis citadas pelo autor abrangem a necessidade de adaptação e relativização que um mestre de guerra deve ter ao conhecer sua tropa: o terreno, suas armas, o tempo, o inimigo bem como o momento certo de atuação. Por último, o autor releva a importância específica da utilização de agentes infiltrados, que possam informar suas tropas sobre o inimigo, seus planos, pontos fortes e fracos.
A Arte da Guerra se trata de um livro cuja temática é estritamente o confronto em si, mas uma análise do livro, quando bem feita, pode ser utilizada como base filosófica de outros aspectos da vida. O livro não se trata apenas de um ensinamento literal quanto à lógica por trás da arte que é um exercício de guerra, mas, como um livro chinês com séculos de idade, seus ensinamentos podem ter se perdido em meio a traduções ao longo do tempo. Entretanto, é importante ressaltar que muitos dos ensinamentos têm um teor filosófico específico, que podem ser mal interpretados quando colocados de maneira literal e restrita ao cenário de guerra.
Resposta:
Características :
• arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar.
•O que é de suprema importância na guerra é atacar a estratégia do inimigo.
• A velocidade é a essência da guerra.
Tirar proveito do despreparo do inimigo;
viaje por rotas inesperadas e atinja-o onde ele não tomou precauções.