A insuficiência renal é a falência do rim, sendo que o rim deixa de realizar suas funções de modo normal. Assim é correto afirmar que: I- O diagnóstico da insuficiência renal ocorre estimando a taxa de filtração glomerular (TFG); II- A TFG pode ser estimada pela amostra isolada de creatinina sérica ou "Clearance de creatinina"; III- O tratamento da insuficiência renal independe da fase em que o paciente se encontra; IV- O melhor tratamento é a prevenção, tratando-se de forma adequada a hipertensão arterial, o diabetes mellitus, evitando medicamentos nefrotóxicos; V- Se a insuficiência renal aguda for do tipo pré-renal, não há problemas com relação à sobrecarga e insuficiência cardíaca congestiva. Estão corretas as afirmativas:
Respostas
Olá!
No caso em questão podemos afirmar que estão corretas as alternativas I, II e IV.
Isso porque a alternativa III encontra-se incorreta tendo em visa que o tratamento da insuficiência renal depende do estágio da doença em que esteja o paciente, tendo em vista que nos casos mais leves pode ser feito via medicamento oral e em casos mais graves deve ser feito pela hemodiálise.
Além disso, a insuficiência renal, independente da fase em que ela esteja, é necessário que haja uma atenção no que diz respeito insuficiência cardíaca, já que ambos os sistemas estão interligados.
Espero ter ajudado!
Resposta:I, II, IV e V
Explicação: A três está incorreta III- O tratamento da insuficiência renal independe da fase em que o paciente se encontra; ( o tratamento tem muito a ver com a fase em que o paciente se encontra)