• Matéria: História
  • Autor: joao10052004j10
  • Perguntado 6 anos atrás

O que Michel Foulcault dizia sobre a escola em sua obra "Vigiar e punir"?

Respostas

respondido por: fontanelenallyane
4

Resposta:

A resposta que Vigiar e Punir dá a essa pergunta é complexa, mas pode-se dizer que ela depende de todas as principais transformações da sociedade francesa entre os séculos 17 e 19. Nesse período, muita coisa mudou. O poder absoluto dos reis acabou dando lugar a uma república “moderna”, assim como ocorreu em outros lugares do planeta, os quais, aliás, seguiram o exemplo francês. Mas, paradoxalmente, o poder do governo para controlar a vida dos cidadãos não necessariamente ficou menor, apenas mudou de forma, argumenta o filósofo – e o “nascimento da prisão”, como diz o subtítulo original da obra, é parte importante dessa metamorfose.

respondido por: mesquitasilva2621
0

Resposta:

Em Vigiar e Punir, Michel Foucault mostra por que a Justiça deixou de aplicar torturas mortais e passou a buscar a "correção" dos criminosos

Explicação:

Em seu livro "Vigiar e Punir", Foucault argumenta que a disciplina é o poder que se exerce sobre o corpo do indivíduo, transformando-o numa máquina de obedecer, explica como a ontologia do presente está marcada pela questão do poder. Segundo Foucault, a disciplina é interiorizada, fabricando corpos mais submissos e "dóceis", sendo exercida fundamentalmente por três meios globais absolutos: o medo, o julgamento e a destruição.

Perguntas similares