Alguém pode me ajudar é pra amanhã
4. A grave pandemia que se espalhou pelo mundo em 1918 ficou conhecida por diferentes nomes nas diversas regiões do planeta. No entanto, podemos afirmar que seu nome mais conhecido no ocidente é Gripe Espanhola. A respeito do assunto, pode-se afirmar que:
a) É difícil precisar a origem exata da Gripe Espanhola, mas a teoria predominante defende que ela tenha surgido nos Estados Unidos da América, uma vez que a primeira vítima fatal morreu em uma base militar no estado de Nova York.
b) A origem do nome do surto de Influenza de 1918 está relacionado com a situação de guerra que o mundo vivia naquele momento e a censura imposta pelos países beligerantes sobre o assunto.
c) A censura da imprensa dos países envolvidos na Primeira Guerra foi útil para proteger o moral das tropas, traçar estratégias militares e evitar o pânico nas populações civis, prevenindo a morte de milhões de pessoas.
d) Houve pelo menos dois surtos de Gripe Espanhola em 1918. O primeiro deles, que se alastrou no primeiro semestre daquele ano, foi o mais mortal já que a população não possuía anticorpos para combater o vírus causador da doença.
e) A fim de evitar a propagação da peste, diversas autoridades decidiram impor quarentenas a navios e evitar aglomerações. Contudo, sabe-se que tais medidas não fizeram diferença na prevenção da doença, pois cidades que as adotaram tiveram o mesmo impacto que lugares como a Filadélfia (EUA), que seguiu suas atividades normais ao longo do ano de 1918.
5. A Gripe Espanhola, pandemia que matou milhões de pessoas em 1918 e 1919 ao redor do mundo, pode oferecer importantes aprendizados para quem se debruça sobre ela, exceto:
a) A censura de informações ou a divulgação de “fake News” sobre a doença dificultou o seu enfrentamento, aumentando o seu poder de destruição.
b) Estudos sobre algumas cidades dos EUA que enfrentaram a pandemia demonstraram uma relação direta entre a adoção rápida de medidas sanitárias e sociais para combater a doença e a recuperação econômica pós-pandemia, bem como o menor número de mortes.
c) Embora seja comum afirmar que a doença é democrática por ter infectado simples cidadãos e conhecidas figuras políticas, o estudo da pandemia desmente esse mito ao mostrar que condições de higiene precárias, convivência inadequada com animais de criação, aglomeração de pessoas em limitados espaços contribuíram para a disseminação da doença e, portanto, afetaram grupos sociais de forma diferenciada.
d) Mais de um século e muitas inovações tecnológicas nos separam da maior pandemia do século XX, porém ela nos oferece uma perspectiva histórica que pode auxiliar no nosso posicionamento individual e coletivo diante de outras pandemias.
e) A Gripe Espanhola é conhecida como um dos maiores enigmas da História não apenas por ter sido pouco estudada, mas porque ela desapareceu de forma espontânea demonstrando a inutilidade das ações para seu enfrentamento.
Respostas
respondido por:
2
Resposta: Questão 4:letra C.
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás