Respostas
Resposta:
As duas revoluções, mexicana e russa, se relacionam pro serem duas revoluções de caráter socialistas, que se encaixam em um panorama geral de revoluções socialistas no século XX, o século das revoluções.
Ambas as revoluções tinham como objetivo a reforma agrária, e isto é o ponto mais próximo entre as duas. A revolução mexicana também tinha como objetivo um melhor tratamento dos povos nativos, algo que era similar à exigência russa de melhor tratamento ao camponês.
Ambas também lutaram contra um governo autoritário, embora o governo mexicano de Porfírio Diaz tivesse uma aparência democrática, pois realizava eleições, enquanto que o governo russo era abertamente autoritário, sendo caracterizado como uma autocracia.
O Brasil em 1917 deu inicio a greve geral paralisação começou na fábrica Crespi que empregava 2000 trabalhadores, no bairro da Moca. Os operários pediam aumento de salário, redução da jornada de trabalho, proibição do trabalho infantil e do trabalho feminino à noite.
Com o início da Primeira Guerra Mundial, o Brasil tornou-se exportador de gêneros alimentícios aos países da "Tríplice Entente"; essas exportações se aceleraram a partir de 1915, reduzindo a oferta de alimentos disponíveis para o consumo interno, e provocando altas em seus preços. Entre 1914 e 1923, o salário havia subido 71% enquanto o custo de vida havia aumentado 189%; isso representava uma queda de dois terços no poder de compra dos salários. Para salário médio de um operário de cerca de 100 mil réis correspondia um consumo básico que para uma família com dois filhos atingia a 207 mil réis. O trabalho infantil era generalizado.
Uma pesquisa do Ipea aponta que o Brasil apresenta desigualdade total de renda de 51,5%, estando à frente de países como Estados Unidos, Alemanha e Grã-Bretanhaii. Em nosso país, mais de 27% da renda está nas mãos de apenas 1% da população.As condições de trabalho nessas fábricas eram as piores possíveis. Não havia legislação trabalhista, as jornadas duravam até 16 horas por dia, mulheres e crianças realizavam trabalhos pesados e as questões laborais eram resolvidas com a polícia.
A Greve Geral de 1917 deixou marcas entre os trabalhadores urbanos brasileiros. Desta maneira, podemos citar:
o operariado brasileiro adquire consciência de classe;
desenvolvem-se os primeiros sindicatos a partir das ligas de classe dos bairros;
divulgação e fortalecimento das ideias de esquerda no Brasil;
a resolução de conflitos sociais não deveria ser resolvida através da polícia.
Um dos principais benefícios da Revolução Mexicana por exemplo foi a “aniquilação” da oligarquia militar que acabou resultando em um atraso para o México durante o século XX. Enquanto outros países latino-americanos sofreram ditaduras nas décadas de 1960 e 1980, o México não sofreu nenhum tipo de controle militar.
Para mudar de verdade, esse país precisa de uma revolução socialista, que liberte o Brasil da dominação dos grandes bancos, empresas estrangeiras e os governos dos países ricos, e ponha fim ao capitalismo que só traz pobreza e miséria;pois assim sera uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades e meios para todos os indivíduos.