Leia o texto abaixo e faça o que se pede. O ASTRONOMO Um astronomo distraído só se interessava por estrelas. Toda noite, ele saia para estuda-las no céu. Certa noite, caminhava como sempre fazia, a cabeça voltada para o ceu e os olhos fixos nas estrelas. Não percebeu um profundo poço na sua frente. Enquanto seguia, tropeçou e caiu no fundo do poço. — Socorro! — gritou ele. — Alguem me ajude! Ficou sentado no fundo do poço, ensopado ate os ossos e pedindo ajuda. Um passante, ouvindo os seus gritos, espreitou la de cima do poço. — Ajude-me, por favor! — implorou o astronomo. Eu estava tão ocupado em mirar as estrelas que não vi este buraco. — A culpa e sua — disse-lhe o passante. — Voce devia olhar por onde pisa. Esopo. Fábulas de Esopo. Tradução de Odail U. Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Loyola, 1995. p. 43-44. (Adaptado para fins didáticos) 01. O que há de errado como texto lido?
Respostas
Resposta:
01-Neste texto tem muitos erros de ortografia.
02-O ASTRÔNOMO
Um astrônomo distraído só se interessava por estrelas. Toda noite, ele saia para estudá-las no céu.
Certa noite, caminhava como sempre fazia, a cabeça voltada para o céu e os olhos fixos nas estrelas. Não percebeu um profundo poço na sua frente. Enquanto seguia, tropeçou e caiu no fundo do poço.
— Socorro! — gritou ele. — Alguém me ajude!
Ficou sentado no fundo do poço, ensopado até os ossos e pedindo ajuda. Um passante, ouvindo os seus gritos, espreitou lá de cima do poço.
— Ajude-me, por favor! — implorou o astrônomo.- Eu estava tão ocupado em mirar as estrelas , que não vi este buraco.
— A culpa é sua — disse-lhe o passante. — Você devia olhar por onde pisa.
Explicação: