Respostas
Resposta:
Atualmente, a informática é ferramenta utilizada de forma a agilizar a informação nas mais diversas áreas de atuação. Na área de saúde, o crescimento cada vez mais rápido da quantidade de dados processados e armazenados vem demandando profissionais com conhecimentos multidisciplinares, com ênfase na utilização eficiente de ferramentas de TI, ferramentas estas cada vez mais incorporadas aos serviços de saúde [1].
Exemplo de incorporação destes serviços é o registro eletrônico das informações dos pacientes atendidos no hospital. Este registro permite a construção de sistemas de apoio à decisão clínica que, se bem construídos, contribuem para uma maior qualidade e segurança do paciente, permitindo ações padronizadas e tornando o processo de tomada de decisões cada vez mais ágil.
A aplicação de tecnologia da informação e comunicação com foco em otimizar a informação obtida, seja no levantamento dos dados do paciente ou demais dados hospitalares, com o intuito de ser utilizada na solução de problemas no contexto assistencial é chamada de informática em saúde [2].
A informática em saúde possui competências profissionais em três eixos básicos (tecnologia, saúde, gestão) que se interligam a fim de produzir conhecimento, habilidades e atitudes para este profissional, visando a que o indivíduo obtenha conhecimentos multidisciplinares para atuar na intersecção entre a área assistencial e a Tecnologia da Informação e Comunicação.
A Sociedade Brasileira de Informática em saúde subdivide estas competências nas seguintes subáreas:
Tecnologia da informação
Gestão da informação
Tecnologia da informação
Saúde
Serviços clínicos e de saúde
Sistema de saúde brasileiro
Gestão
Gestão de projetos
Gestão organizacional e governamental
Monitoração e avaliação
Explicação: