• Matéria: Biologia
  • Autor: larissavedraminioliv
  • Perguntado 6 anos atrás

Supondo que essa doença é condicionada por um par de alelos, descubra se ela é causada por um alelo dominante (A) ou por um alelo recessivo (a). Acompanhe as descrições a seguir para chegar às suas conclusões. Possibilidade de o alelo ser recessivo. Lembre-se de que, se a doença é determinada por um alelo recessivo, é preciso possuir um genótipo aa para apresentar a doença. No heredograma, marque aa para todos os indivíduos destacados. Em seguida, considere que um desses alelos foi herdado da mãe e o outro, do pai. Represente um alelo a no genótipo de cada um dos pais. Se eles não apresentam a doença, o outro alelo é normal, A. Tente preencher o heredograma seguindo esse raciocínio e, no final, responda às questões. É possível identificar o par de alelos de todos os indivíduos? É possível que o alelo que condiciona a doença tenha um caráter recessivo? Possibilidade de o alelo ser dominante. Observe apenas o casal de avós maternos e seus filhos. Marque o alelo dominante no filho afetado. Em seguida, procure identificar se ele teria herdado esse alelo da mãe ou do pai. Algum dos pais é afetado? É possível que o alelo tenha um caráter dominante?

Anexos:

Respostas

respondido por: milenysantosolive
133

Resposta:

A: Não é possível estabelecer os genótipos dos indivíduos F e I.

Sim, essa doença é determinada por um caráter recessivo.

B: Os pais não são afetados.

Não, pois no caso de doenças causadas por caráter de alelo dominante, se um filho é afetado, pelo menos um dos pais deve ser portador deste alelo.

Espero ter ajudado ☺️

respondido por: douglasazizfilho
14

A doença é condicionada pelo alelo recessivo (a).

Definindo a dominância

Na primeira geração (casal de avós), nenhum indivíduo apresenta a doença. Porém, um filho de cada casal possui a doença. Portanto, o alelo condicionante é recessivo. Se fosse dominante, ao menos um dos avós iria apresentar a doença.

Podemos descobrir o genótipo de quase todos os indivíduos:

  • A, B, C, D, G e H são heterozigotos (Aa): eles não apresentam a doença, mas possuem um alelo condicionante que é passado à próxima geração.
  • E, J, K e L são homozigotos recessivos (aa), pois apresentam a doença.
  • F e I, não podemos definir o genótipo

Já que nenhum dos avós possuem a doença, ela não pode ser condionada pelo alelo dominante (A). No caso de dominância, os avós normais seriam homozigotos recessivos (aa) e não poderiam gerar filhos com a doença (Aa).

Veja mais perguntas sobre alelos dominantes e recessivos em:

https://brainly.com.br/tarefa/45618228

https://brainly.com.br/tarefa/14316768

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares