• Matéria: História
  • Autor: SarahLadislau
  • Perguntado 9 anos atrás

relacione a prática imperialista à eclosão da primeira grande guerra

Respostas

respondido por: fealmeeida
4
Creio que o maior fator que levou a primeira guerra foi a divisão da Africa e Ásia aos países Europeus que tinha como objetivo mercados consumidores de manufaturados e fornecedores de matérias-primas, locais para excedente de capital e populacional e o adquirimento de mão de obra barata (livre).
Focando-se na África,, esses países europeu tinham interesses no litoral ocidental (para praticas de feitorias), o ouro, escravos e controle de rotas para as Índias.
A justificativa inicial do partilhamento da África foi em algumas teorias:
- Darwinismo Social, no qual eles tinham a obrigação de expandir o capitalismo pois sem ele, não há sobrevivência.
- Cristianismo Evangélico: levar a salvação aos africanos
- Fardo do Homem Branco: os homens brancos tem a obrigação divina (uma vez que são os escolhidos por Deus) de levar o desenvolvimento e o conhecimento para os povos que não o possuem.
Quem participou dessa partilha foram 14 países europeus (Inglaterra, França, Alemanha, Itália, etc) com a "observação" (uma vez que estavam presentes mas não participaram da partilha) da Rússia e dos EUA.
Para obter tal pedaço de terra, foi dividido em dois critérios:
- Chegada + Ocupação: Quem chega primeiro no pedaço de terra e o ocupa, é o novo dono.
- Desenvolvimento Econômico-Industrial: os países mais desenvolvidos (no caso, Inglaterra e Alemanha) serão os que possuirão mais terra.

Esse segundo fator foi o que levou á 1ª Guerra Mundial, uma vez que nessa partilha, a França possui mais terras que a Alemanha, uma vez que chegou primeiro ao local e o colonizou. Sentindo-se injustiçada (uma vez que sendo beneficiada no segundo critério não adiantou de nada), Alemanha declara guerra.
Perguntas similares