O Imperialismo ou Neocolonialismo representou um novo contexto do domínios europeu sobre o continente africano. Entre os séculos XIX e XX, novas potências industriais passaram a buscar expandir os seus territórios no além-mar. Sobre o processo de ocupação do continente africano pelas potências europeias, ASSINALE apenas as afirmativas CORRETAS:
( )O continente africano não foi alvo de interesse das potências imperialistas europeias. Este fato é explicado pela pobreza e miséria característica do continente, que não possuía atrativos econômicos para as potências industriais europeias.
( )A dominação imperialista não foi aceita de forma pacífica pelos povos africanos. Mesmo com toda a violência empregada pelos colonizadores europeus, vários povos africanos se rebelaram contra a destruição de suas comunidades e a exploração dos recursos naturais das suas terras.
( )O domínio colonialista de potências europeias em solo africano se iniciou com o expansionismo português no século XV, durante as Grandes Navegações.
( )A superioridade das potências imperialista era exclusivamente cultural e tecnológica frente aos povos colonizados. Ou seja, as armas de fogo e as marinhas de guerra não desempenharam um papel central no domínio europeu sobre os povos africanos.
( )As marinhas de guerra foram fundamentais para que as potências imperialistas pudessem dominar e controlar os seus territórios coloniais ultramarinos.
( )O domínio imperialista no continente africano foi facilitado pela homogeneidade cultural, linguística e étnica dos povos africanos.
( )A dominação imperialista buscava encontrar aliados dentro dos territórios dominados. Prometiam, assim, o acesso às novas tecnologias e ao apoio militar nas guerras internas aos grupos que cooperassem com os colonizadores.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
22222
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás