1)Após a abdicação de D. Pedro I, o Brasil atravessou um período marcado por inúmeras crises: as diversas forças políticas lutavam pelo poder e as reivindicações populares eram por melhores condições de vida e pelo direito de participação na vida política do país. Os conflitos representavam também o protesto contra a centralização do governo. Nesse período, ocorreu também a expansão da cultura cafeeira e o surgimento do poderoso grupo dos "barões do café", para o qual era fundamental a manutenção da escravidão e do tráfico negreiro. O contexto do PERÍODO REGENCIAL foi marcado: *
1 ponto
a) por revoltas populares que queriam a volta da monarquia.
b) por uma calmaria social e pela total submissão das forças políticas ao poder central monárquico.
c) pela luta entre os principais grupos políticos que reivindicavam melhores condições de vida para toda população.
d) pela convulsão política e por novas realidades econômicas que exigiam o reforço de velhas realidades sociais, como a manutenção da escravidão e tráfico negreiro.
e) pelo governo dos chamados regentes, que promoveram a ascensão social dos "barões do café" e comerciantes liberais, que almejavam o abolicionismo e a República.
Respostas
Resposta:
c
Explicação:
prof acabou de corrigir
Alternativa correta: letra d) pela convulsão política e por novas realidades econômicas que exigiam o reforço de velhas realidades sociais.
O Período Regencial (1831-1840) foi marcado por enorme convulsão política, econômica e social. Em todo o país eclodiram várias revoltas, como a cabanagem, a Sabinada, a Farroupilha, em que a população demonstrava enorme insatisfação com a ordem vigente. No campo político, a regência era alternada entre liberais moderados e exaltados que não conseguiam estabelecer a paz no país devido as suas lutas partidárias. No campo econômico, a expansão da lavoura de café fazia com que a nova elite cafeeira pressionasse o governo pela manutenção das velhas instituições como a escravidão.