• Matéria: Pedagogia
  • Autor: monicateixeirinha231
  • Perguntado 6 anos atrás

De acordo com Paulo Freire a curiosidade epistemológica é construída pelo exercício crítico da capacidade de aprender. É a curiosidade que se torna metodicamente rigorosa e, se opõe à curiosidade ingênua que caracteriza o senso comum. Neste vídeo abaixo, Paulo Freire levanta questões importantes a respeito de alguns aspectos muito intrigantes e complexos como “o ato de estudar”, “a concepção de ensino”, ”a curiosidade epistemológica” e o “artistizar a vida” que convidamos você a refletir conosco. A reflexão deve ser desenvolvida no gênero carta, ou seja, como se estivesse enviando uma carta a um amigo, escrevendo a respeito deste autor e das suas ideias. A principal característica desse gênero textual é a existência de um emissor (remetente) e um receptor (destinatário) e o tema é a vida e obra de Paulo Freire.

Respostas

respondido por: Matheusieti
0

A síntese do texto define parte das características básicas da educação de Paulo Freire.

Por acreditar na educação libertadora, ou seja Paulo Freire ia na contra-mão da escola tecnicista, visto que o indivíduo não deveria ser tratado como um objeto.

Na escola libertadora desenvolvida pelo pedagogo, vemos uma humanização do homem, e, uma busca por sua inclusão em sociedade através do conhecimento obtido em seu processo de formação.

Seguindo as teorias de Paulo Freire sobre a Pedagogia Libertadora, nosso programa fica da seguinte forma:

O incentivo à leitura e a troca de informações e debate sobre a leitura em sala de aula, partindo do grupo tendo o educador como facilitador do conhecimento, entre outras atividades.

Perguntas similares