• Matéria: História
  • Autor: sthercastellani07
  • Perguntado 5 anos atrás

Explique que foi a liga de Delos?Explique o que foi a liga do peloponeso?Compare as condições sociais da mulheres em Esparta e em Atenas.Explique o que provocou o enfraquecimento das Cidades-estado gregas. URGENTEE!!!!!!

Respostas

respondido por: suliany096oliveira
6

Resposta:

1--> A Liga de Delos foi uma liga militar organizada por Atenas durante as Guerras Médicas. Tinha como principal objetivo a defesa das cidades gregas de um ataque persa. Sua sede era na cidade de Delos. O ateniense Aristides, o Justo, organizou a força marítima da liga em 476 a.C.

Esparta e suas aliadas do Peloponeso no primeiro momento entraram na liga, mas depois consideraram que o perigo tinha passado e abandonaram a mesma.

As grandes cidades forneceram tropas e navios, enquanto as menores pagaram uma contribuição (phoros) ao tesouro de Delos. Depois da vitória contra os persas, Atenas forçou as cidades-estado aliadas a continuarem na liga, e transformou a contribuição de dinheiro em impostos (syntaxes).

Em 450 a.C., o tesouro da liga foi transferido de Delos para Atenas. Parte do dinheiro da liga foi gasto na reconstrução de Atenas, que atingiu seu máximo esplendor e transformou-se num império marítimo e comercial durante o governo de Péricles, que também foi responsável pela construção do Partenon.

2--> A Liga do Peloponeso, Aliança do Peloponeso, Liga Peloponésia ou Confederação do Peloponeso foi uma aliança de várias cidades-Estado na península do Peloponeso, na Grécia Antiga, durante os séculos VI e V a.C..

No final do século VI a.C., Esparta tornou-se a cidade-estado mais poderosa do Peloponeso, e detinha hegemonia política e militar sobre Argos, a segunda cidade-Estado mais poderosa. Esparta adquiriu dois fortes aliados Corinto e Élida, libertando Corinto da tirania e auxiliando Élis a manter o controle dos Jogos Olímpicos. Esparta prosseguiu com a mesma estratégia para conseguir outros aliados em sua liga. Derrotou ainda Tégea em uma guerra de fronteira e lhes ofereceu aliança defensiva permanente; este era o ponto decisivo para a política externa espartana.

Muitas outras cidades-Estado do centro e do norte da península do Peloponeso uniram-se a liga, que eventualmente incluía todos as cidades peloponésias, exceto Argos e Acaia. A superioridade espartana foi garantida quando Esparta derrotou Argos em batalha, em 546 a.C.

3--> O modelo político e filosófico adotado por estas duas importantes cidades-Estado gregas, Atenas e Esparta, eram distintos e, por isso mesmo, eram também distintos os tratamentos que estes povos tinham para com suas mulheres.

As mulheres em ESPARTA eram extremamente valorizadas, dada sua importância na educação dos filhos e na preparação de crianças saudáveis e fortes para a guerra. Eram elas as responsáveis pela manutenção do poder de Esparta, dado que seus filhos seriam os soldados. Suas vozes eram, geralmente, ouvidas.

Em ATENAS as mulheres estavam mais ligadas aos afazeres domésticos e a educação da criança, mas não, nesse caso, para a guerra. Era uma educação inicial para crianças e sua formação geral. Em geral tinham menor estima na sociedade, liberdade reduzida e nenhum direito político de se manifestar.

4--> O que determinou o fim da civilização grega, foi que era dividida em diversas cidades -estados, foi a rivalidade  que havia entre elas, suas principais cidades Atenas e Esparta lutavam para obter supremacia sobre as demais cidades gregas, e esta briga pelo poder foi aos poucos enfraquecendo a todas e acabaram sendo conquistadas pelos macedônios.

Espero ter ajudado ^w^


joaovitorperei80: tu e mano?
Perguntas similares