1°) Qual a importância da Arte no Século XIX para os dias de hoje?
24) Qual é a relação entre o fim de Monarquias e o surgimento de
Democracias na Arte do Século XIX?
3) No Neoclassicismo, ressurgiu a simplicidade, fale sobre essa
simplicidade na imitação da natureza.
4a) Com suas palavras, fale sobre o triunfo do sentimento sobre a razão
no Romantismo.
Respostas
1° Foi de suma importância, pois boa parte dos ideais e características de século XIX, como o Romantismo, Classicismo, Impressionismo, Simbolismo e outros do gênero foram reaproveitados e até reinventados de acordo com as obras culturais de cada país, e fortemente presente nas obras contemporâneas.
2° Foi justamente uma brecha para a corrupção, mas também o acesso dos ideais da liberdade e igualdade, mas oque isso importa com o conceito de arte? Importa bastante, pois antes no séc XIX não era toda a sociedade que poderia ter acesso à quaisquer obras artísticas, foi também assim com a literatura, somente as classes mais altas tinham esse acesso, porém com a chegada da democracia, que chegou primeiro na Grécia, ao longo do tempo foi trazendo consigo várias mudanças sociais.
3° As pinturas dessa época usavam como referência as artes renascentistas e greco-romana. Os artistas optavam pelo uso das cores frias, destacando a simplicidade e pureza estética nas obras, pois isso favorecia para a disseminação desse estilo na criação de novas artes, favorecendo várias obras neoclassicistas com as referências greco-romanas, como é o caso da obra “A Banhista de Valpinçon“ de Jean-Auguste Dominique Ingres.
4° Nesse marco Neoclássico, o sentimentalismo (que era presente no Romantismo) foi bastante presente nas obras da época, causando um tipo de melancolia à quem apreciava a obra, dando originalidade e um novo modelo as obras, que era justamente o oposto do Racionalismo, que atribui valor somente à razão, ao pensamento lógico.
Espero ter ajudado.