• Matéria: Filosofia
  • Autor: DUDAMORAIS417
  • Perguntado 6 anos atrás

2 — “O meu apelo dirige-se ainda aos filósofos e a quantos ensinam a filosofia... Vivam em permanente tensão para a verdade e atentos ao bem que existe em tudo o que é verdadeiro. Poderão, assim, formular aquela ética genuína de que a humanidade tem urgente necessidade, sobretudo nestes anos.” Neste trecho, João Paulo II aponta a urgência de refletirmos sobre o agir humano no mundo e a necessidade de revermos nossos conceitos nas relações humanas. Redija um texto, avaliando a realidade da humanidade entre os séculos XX e XXI e porque a urgência de uma reformulação Ética se faz tão importante em nossos dias, independente do indivíduo professar ou não uma fé.

Respostas

respondido por: Vihncs220
99

Resposta:

Atualmente, a ética surge como uma base de conceito sobre a forma como os indivíduos precisam pautar suas relações em sociedade, e, em menor e maior grau é interessante observar que ela é utilizada, principalmente tendo esses seguintes pilares:

A Ética moral;

A Ética ambiental;

A Ética política;

A Ética social;

A Ética cultural;

A Ética profissional.

Por isso, pensar em comunicação ética e racional nos dias de hoje é interagir com os diferentes aspectos do espaço que vivemos, como a cultural, a economia, a sociedade e a estrutura de cada povo, variando conforme o contato é feito, nunca se mantendo em um ponto só.

Explicação:

respondido por: Agnishi
35

Resposta:

Diante de uma contradição patente entre a experiência de nossas vidas sem aventuras drásticas entre a infância, juventude e velhice e os fatos do século xx que abalaram as esperanças, ilusões e ideais de toda a humanidade tem se como demonstração que a vitória dos ideais de justiça e igualdade é sempre efêmera, reforçando entres os homens a transição de pensamento do “porquê” para “pelo quê” se viver e construir novos ideais. Uma das maiores ferramentas para ter(-se) como base na avaliação e construção de si mesmo e domínios diante de circunstâncias drásticas, absurdistas e existencialistas é a Ética, moldada em prol de um bem maior, injuntivo e utilizada como parâmetro de ações, sejam estas políticas, profissionais, morais, ambientais, sociais ou culturais, como explicita ‘’Whitman”; Ó eu, ó vida das perguntas sempre iguais das infindáveis gerações de infiéis das cidades cheias de tolos. O que há de bom no meio disso, ó eu, ó vida? A resposta é que você está aqui, que a vida existe juntamente com a identidade. Que a poderosa peça, seu fluxo inexorável, continua e você pode contribuir com um verso”

Perguntas similares