(PUC-MG 2013) Quase todo o genoma humano tem alguma função, diz pesquisa: “Parece que a ciência finalmente está começando a abrir a caixa-preta do genoma. Um novo olhar sobre o con- junto do DNA humano indica que ao menos 80% de seus 3 bilhões de “letras” químicas têm alguma função. E sim, isso é surpreendente – porque, desde que o genoma humano foi soletrado pela primeira vez, há 12 anos, a impressão que ficou é que 95% dele era “DNA-lixo””. Fonte: Folha de S. Paulo online, 05 de setembro de 2012. Sobre o DNA humano, assinale a afirmativa INCORRETA. a) A partir do sequenciamento genético total do DNA humano, é possível avaliar o prognóstico de várias enfermidades distintas, incluindo diferentes tipos de câncer, problemas cardíacos, diabetes e Alzheimer. b) Um gene corresponde a uma região particular de uma molécula de DNA e cada um determina a produção de uma molécula específica de RNA transcrevendo para ela seu código genético. c) Após a transcrição da maioria dos genes, alguns trechos do RNA denominados íntrons são removidos e fitas de RNAm, compostas por éxons, são liberadas do núcleo e podem ser tradu- zidas como proteínas. d) Nosso DNA é constituído fundamentalmente por cromossomos, e cada cromossomo possui apenas uma molécula de DNA.
Respostas
Resposta:
A resposta é letra A
Explicação:
É meio que impossível prevermos esses tipos de doenças a partir do DNA.
Incorreta:
a) A partir do sequenciamento genético total do DNA humano, é possível avaliar o prognóstico de várias enfermidades distintas, incluindo diferentes tipos de câncer, problemas cardíacos, diabetes e Alzheimer.
Na genética estudamos que é quase que impossível fazer uma previsão desses tipos de doenças a partir do DNA.
O sequenciamento de DNA, ou sequenciamento genético, pode ser compreendido como sendo uma técnica que proporciona a determinação de como ocorre a ordem de bases nitrogenadas que compõem a molécula de DNA.
Doenças como cardíacos, diabetes e Alzheimer ainda não são detectáveis por meio do sequenciamento genético total do DNA humano.