Respostas
A redução da população é um dos grandes problemas que o Leste Europeu enfrenta atualmente. Dados das Perspectivas de População das Nações Unidas reiteraram temores anteriores de um encolhimento de longa data na população do leste, sudeste e centro da Europa. As previsões sugerem que os dez principais países com encolhimento mais rápido são todos da Europa Oriental / Central, dos quais sete desses estados são membros da UE.
A Bulgária fica no topo da pilha quando se trata de retração da população, perdendo os cidadãos a uma taxa mais rápida do que em qualquer outro lugar da Terra. Um milhão de búlgaros deixaram sua terra natal desde a queda da União Soviética, predominantemente para outros estados membros da UE; Se a ONU projetar que isso continue por muitos anos, sua população cairá de 7,2 milhões para 5,2 até 2050, uma taxa de 23% nos próximos trinta anos.
Mas esse problema é replicado em outras partes da região, dos estados do norte do Báltico, onde a Lituânia registrou um declínio de 23% da população desde 1990, para os balcãs.
Em 2018, o presidente croata avistou a UE e seu princípio fundamental da liberdade de circulação para responder pelas 230.000 pessoas que deixaram a Croácia entre 2013-2016. Atualmente, a Bulgária e a Lituânia disputam a coroa invejável do país que encolhe mais rapidamente.
Entre 1991-2015, os Estados Bálticos e a Bulgária perderam entre 16% e 26% de suas populações.
As razões para esse êxodo são numerosas e multifacetadas e variam para cada país.
No entanto, existem tendências subjacentes que podem oferecer explicações em nível macro para esse declínio: uma combinação de taxas de natalidade extremamente baixas, emigração em massa e altos índices de mortalidade, combinada com acesso ao livre movimento, contribuíram para esse despovoamento em larga escala.
Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/16846084