2) "Em 19 de janeiro de 1822, cedendo a uma forte manifestação popular, o príncipe regente Dom Pedro, não acatou ordens no sentido de voltar ao Velho Mundo e declarou: ‘Como é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto: diga ao povo que fico’. Esta efeméride é conhecida como o "Dia do Fico" e para muitos correspondeu a uma verdadeira separação entre Brasil e Portugal. No entanto, comemora-se como data nacional o dia 7 de setembro de 1822, quando o príncipe D. Pedro, nas redondezas de São Paulo, ao receber outras ordens inaceitáveis, vindas de Lisboa, proclamou: ‘Independência ou Morte’. Foi o famoso ’Grito do Ipiranga’. Em meio ao momento conturbado pelo qual o Brasil estava atravessando neste período, podemos considerar que a proclamação da independência por parte de D. Pedro tinha como propósito
Respostas
Resposta:
Tinha como propósito impedir que o Brasil voltasse a condição de colônia devido aos movimento liberais do Porto de 1820.
Nesse contexto histórico, os liberais europeus acreditavam na liberdade do pais em que estavam mas no conservadorismo nas colônias com medo de que os ideias liberais e nacionalistas invadissem os territórios representando a perda da colônia e de grande parte de sua economia.
A nossa independência foi proclamada de forma rápida para que se evitasse justamente o Brasil, que havia sido nomeado Reino de Portugal e Algarve, voltar a condição de colônia e ao menos tempo retroagir a liberação dos portos feita em 1810 que permitia comercializar com varias nações.
Explicação:
Resposta:
Av1 - História do Brasil Imperial
1 - c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
2 - e) afirmar a sua soberania frente aos mandos das Cortes Portuguesas.
3 - e) Tratado de Aliança e Amizade.
4 - c) cessasse o tráfico após três anos do acordo assinado entre as partes, que aconteceu finalmente em 1827.
5 - c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Explicação: