Pesquise quem foi Augusto dos Anjos e sua escola literária. Escreva o tema de sua obra e como era a escola literária a qual pertencia. Você pode pesquisar na internet ou no livro didático
Respostas
Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos nasceu em 20 de abril de 1884 no Engenho no município Pau d'Arco (atual Sapé), no estado da Paraíba. Desde cedo, foi educado por seu pai. Mais tarde, estudou no Liceu Paraibano.
Embora tenha cursado Direito na Universidade do Recife, foi na literatura que ele revelou seu grande talento. Sendo assim, não chegou a exercer sua profissão de advogado.
Escrevia e publicava diversos poemas com forte teor de subjetividade no jornal local “O Comércio”. Suas poesias era carregada de subjetividade e de temas mórbidos e sombrios.
Casou-se com Ester Fialho, com quem tem três filhos. No entanto, seu primeiro filho morreu prematuramente.
Além de poeta e advogado, foi professor na Paraíba, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Mudou-se do Recife com o intuito de trabalhar e cuidar da sua família. Quando foi morar em Minas Gerais foi acometido por uma pneumonia.
Faleceu em Leopoldina, Minas Gerais, dia 12 de novembro de 1914, com apenas 30 anos.
Obra :
Augusto dos Anjos publicou vários poemas numa única obra intitulada “Eu” (1912). Embora sua obra esteja incluída no movimento simbolista, é notória a presença de características do parnasianismo e do pré-modernismo.
Sua poesia é carregada de temas sombrios e por isso, ficou conhecido com poeta da morte. Nota-se, portanto, um forte subjetivismo e pessimismo em seus poemas.
Suas poesias trazem marcantes sentimentos de pessimismo e desânimo, além de inclinação para a morte.