Respostas
Resposta:
O grego antigo era escrito em linhas com direção alternada: uma linha da direita para a esquerda e a linha seguinte da esquerda para a direita, invertendo a direção das letras; a terceira linha equivalia à primeira e a quarta à segunda e assim sucessivamente. ... Os livros surgiram a partir da invenção da escrita.
A escrita entre os gregos
O primeiro sistema de escrita da Grécia foi um silabário conhecido por escrita linear B. O sistema, utilizada durante o Bronze Recente, foi certamente desenvolvido pelos micênios, inspirados pela escrita linear A dos minoicos da ilha de Creta.
Em Chipre utilizou-se também um silabário derivado da linear A minoica para a notação do dialeto árcado-cipriota entre os séculos -XI e -IV, o silabário cipriota.
No século -IX ou -VIII, as frequentes relações comerciais entre os gregos e os fenícios da sírio-palestina ensejaram o encontro dos gregos com o alfabeto consonantal dos fenícios, logo adotado por eles. Os gregos adaptaram os sinais fenícios aos sons de sua língua e acrescentaram uma importantíssima inovação: aproveitaram os sinais fenícios que “sobraram” e utilizaram-nos para representar os sons vocálicos.
O alfabeto grego, plenamente desenvolvido no início do Período Arcaico, foi o primeiro alfabeto verdadeiro, completo, com sinais que representavam tanto as consoantes como as vogais.