penso que não há um sujeito soberano, fundador, uma forma universal de sujeito que poderíamos encontrar em todos os lugares. penso, pelo contrário, que o sujeito se constitui através das práticas de sujeição ou, de maneira mais autônoma, através de práticas de liberação, de liberdade, como na antiguidade — a partir, obviamente, de um certo número de regras, de estilos, que podemos encontrar no meio cultural.
Respostas
Resposta:
Para Foucault o sujeito não é formado "a partir de um molde" transcendental, de modo que não é a atualização particular de um universal (como defendiam, por exemplo, os filósofos medievais), e nem é estabelecido de cima para baixo por um conjunto jurídico (embora seja pelas leis influenciado).
Não é, também, puramente racional, tendo muito da sua formação associada com a ideia de que envolve o aspecto do desejo subjetivo, que pode ou não condizer com as normas estabelecidas pela moral, sendo a sua subjetividade particular formada pela sua interação com os demais
.Explicação:espero ter ajudado qualquer duvida me chama nos comentarios
Resposta:
Letra C
Explicação:
Contingencial, processada em interações sociais.
Para Foucault, o corpo está inserido no social e, por isso, é marcado pelo social. Todas as relações sociais são relações de poder e, de acordo com cada momento sócio histórico, as dinâmicas de sujeição ou liberação são subjetivadas pelos indivíduos.