Durante o século XIX, aconteceu nos Estados Unidos o que ficou conhecido como “marcha para o oeste”. Esse processo consistiu, basicamente, na expansão territorial da nação, originalmente surgida das treze colônias, em direção ao oeste. Nessa expansão, os americanos ocuparam as planícies da região central do que hoje compõe os Estados Unidos e a alcançaram a costa oeste, banhada pelo Oceano Pacifico.Essa rápida expansão territorial dos Estados Unidos da América no século XIX, foi impulsionada por uma ideologia propagadora da crença de que os norte-americanos eram um povo eleito pela vontade divina para conquistar o Novo Mundo e expandir os seus domínios sobre territórios e populações que estivessem no seu caminho da "marcha para o oeste". Trata-se:
A) Da concepção do Progresso Positivista em direção ao Oeste.
B) Do Corolário Rooseveltiano.
C) da Doutrina Monroe.
D) Do Destino Manifesto.
lekasoares0105:
civico militar mdss
Respostas
respondido por:
26
Resposta:
Letra D) Do Destino Manifesto.
Explicação:
O destino manifesto dizia que o povo americano era vindo de Deus para poder expandir para oeste e levar a republica e democracia as nações e povos selvagens.
respondido por:
0
Resposta:
D - do Destino Manifesto.
Explicação:
O Destino Manifesto pode ser considerado a alma dos EUA. Ancorado em bases calvinistas, o Destino Manifesto considera o povo estadunidense eleito por Deus para construir um grande império (daí a destruição da cultura ameríndia e a escravidão dos negros). A Marcha para o Oeste, expansão dos EUA no século XIX, foi justificada por interesses econômicos e pelo imperialismo que nascia.
Perguntas similares
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás