• Matéria: Português
  • Autor: Vinhas9955
  • Perguntado 6 anos atrás

Dizia Getúlio Vargas, já em 1930, que, "se nosso protecionismo favorece os industriais em favor da fortuna particular, impõe-se também o dever de ajudar ao proletário com medidas que lhe assegurem relativo conforto e estabilidade e o amparem na enfermidade como na velhice"; "o pouco que temos em matéria de legislação social não é aplicado ou só é aplicado em mínima parte e de modo esporádico". WEFFORT, Francisco. O populismo na política brasileira. São Paulo: Paz e Terra, 1968, p. 66. Adaptado. Os trechos do discurso de Getúlio Vargas citados pelo autor apontam para uma política de seu governo caracterizada por A colocar os interesses trabalhistas acima das reivindicações da elite. B prejudicar igualmente a massa proletária e a elite econômica brasileira. C tomar medidas que agradassem apenas as camadas mais pobres da população. D agradar os proletários com medidas que não prejudicassem severamente as elites.

Respostas

respondido por: barbosamarialaiza92
9

Resposta:

C

Explicação:

respondido por: martinkoliveira
2

Os trechos do discurso de Getúlio Vargas citados pelo autor apontam para uma política de seu governo caracterizada pelo que está colocado na letra C) tomar medidas que agradassem apenas as camadas mais pobres da população.

O que é o populismo?

O populismo pode ser definido como sendo uma prática protagonizada pelas classes sociais mais baixas com o intuito de defender os seus interesses, para que eles possam term maior protagonismo no cenário político, social e econômico, buscando os seus devidos direitos.

Getúlio Vargas possuía um governo bastante populista, e muito por conta disso os historiadores se referem a ele até os dias de hoje como "pai dos pobres". Getúlio buscava agradar também a camada menos favorecida da sociedade, não pensando apenas nos mais ricos e favorecidos.

Veja mais sobre o populismo em:

https://brainly.com.br/tarefa/31641360

Anexos:
Perguntas similares