Caxemira é a Palestina que o mundo esqueceu. Qual o motivo dessa afirmação? *
a) Um dos conflitos foi esquecido pois já foi concluído, enquanto o outro ainda está ativo
b) Caxemira e Palestina são denominações da mesma região, mas segunda é mais utilizada
c) Os dois locais citados estão em conflito, contudo a Palestina possui maior poder bélico
d) As regiões vivem conflitos de origens étnicas e territoriais
Respostas
a) Errado. Ambos permanecem em vigor até hoje.
b) Errado. Caxemira está situada no norte da Índia enquanto a Palestina situa-se no Oriente Médio.
c) Errado. Pelos investimentos bélicos oriundos do Paquistão, a Caxemira possui um arsenal bélico mais expressivo que a Palestina.
d) Correto. Ambos querem conquistar territórios e separar-se de países por questões étnico-religiosas (a Palestina, que é mulçumana, quer se separar de Israel, um estado judaico. Já a Caxemira, que também é um estado mulçumano, quer se separar da Índia, um estado hindu).
A afirmação de que a Caxemira é uma Palestina esquecida pelo mundo foi feita porque ambos os territórios enfrentam conflitos com bases étnicas e territoriais.
Os conflitos bélicos ocorridos na região da Caxemira ocorrem pela disputa entre o Paquistão e a Índia, em certo momento entre China e Índia, pelo controle da área. O Paquistão e a Índia se enfrentaram em três guerras entre 1947 e 2002 em busca de estabelecer seu domínio.
Além das divergências religiosas entre os hindus que vivem na Índia e os árabes que vivem no Paquistão, os conflitos na região envolvem fatores naturais. Dentre esses fatores cita-se o interesse no controle dos recursos hídricos da região.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/10678574